O Sal da Motivação

Será que técnico ganha jogo? É claro que ganha, e também perde. Para ver se ganha mesmo, experimente jogar num time sem treinador contra uma equipe comandada pelo Felipão ou pelo Luxemburgo. Deu para entender?
A vitória tem sempre um comandante. Mas nem só com uma liderança se alcança uma conquista. Precisamos de guerreiros, tarefeiros, obreiros, colaboradores que não necessariamente precisão ser os melhores, individualmente. Como, aliás, nossa seleção, algumas vezes, tão bem demonstra: um amontoado dos melhores do mundo não é suficiente para formar um time vencedor.
Uma boa equipe de futebol na Copa ou um bom grupo de trabalho na empresa tem que ter envolvimento, amor à camisa. É ai que entra a principal característica de um bom líder: motivar. Liderar é motivar. Ninguém se esforça, sua a camisa, sem um bom motivo.
Será que ganhar a Copa do Mundo é um bom motivo para nossos jogadores fazerem mais do que se arrastarem em campo? Pelo que já infelizmente assistimos em algumas finais de Copa, parece que nem sempre.
Será que o dinheiro que um trabalhador ganha no final do mês é motivo suficiente para ele fazer melhor no seguinte? Isto me lembra que a palavra salário vem do latim salarium argentum dos tempos em que os imperadores romanos pagavam seus soldados que voltavam vivos de uma batalha com sal. Ninguém imagina que um legionário daria seu sangue por sal. Claro que não. O que movia os colaboradores do Império Romano é a mesma coisa capaz de fazer funcionar a sua empresa hoje: a fé do colaborador no seu líder.
Claro que todo mundo quer ganhar uma Copa ou ficar rico. Mas trabalhar, dar duro, suar a camisa não se faz por interesse, mas por devoção. Dinheiro nenhum no mundo é capaz de comprar nossa devoção, nossa fé, nossa confiança, nosso interesse.
Treinador não ganha jogo se não ganhar antes a confiança da equipe.
Não é por acaso que o Rei dos reis, mesmo tendo treinado só um punhado de discípulos há dois mil anos, tenha hoje milhões de devotos colaboradores em todo o mundo e sem pagar nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário