Empresários, Motoristas e Vendedores

Quando um empresário adquire uma máquina com mais que dois botões ninguém duvida da necessidade de treinar seus funcionários para apertarem os botões. E com toda razão. Ou você deixaria alguém ligar um torno sem apresentar as devidas qualificações técnicas?

Então vejamos: o que será mais complexo, mais cheio de botões, uma máquina de costura ou uma pessoa, um empregado, um colaborador?

Convenhamos: é muito mais fácil digitar um texto, manobrar um ônibus, bordar uma estampa, estampar um rotor; que fazer um funcionário se preocupar com o horário de trabalho, ter cuidado com o cliente, agir com lisura. É muito mais fácil lubrificar uma fresa, programar um computador que recuperar um funcionário afastado por depressão, LER ou alcoolismo.

No entanto gastamos mais com cursos para apertar botões do que com extrutura para qualificar pessoas. Nos preocupamos mais com as qualificações e os resultados das empresas que vendem botões novos, para substituir os quebrados, do que com a preparação dos nossos funcionários para que aprendam a cuidar dos nossos botões.

Uma última pergunta, você contrataria uma cartomante para afiar uma broca ou instalar um conjunto de capacitores? Contrataria um comediante para eleger seu próximo diretor de vendas? Tem empresário que contrata. Não entendo a crença de que um comediante ou uma cartomante possa realmente entender de pessoas, de relacionamentos, de coesão grupal, de sociometria. Ou apenas e simplesmente, mais de uma empresa que o próprio dono e seus colaboradores.

Me divirto no teatro Carlos Gomes (só vou com convite grátis) com esses comediantes que nos fazem rir com seus eufemismos e metáforas sobre equipes de vendas e com suas estórias de como tudo será diferente, nas empresas que os contrataram, depois que eles forem embora da cidade.

Só tenho mais quatro ou cinco linhas. Pouco espaço para o tema que me propus escrever. Vamos ver se consigo ser preciso. Da próxima vez que for contratar um especialista em relações humanas, um psicólogo (não uma cartomante) verifique os resultados do seu trabalho noutras empresas, do mesmo modo como fazemos quando queremos escolher um novo motorista.

Lembre-se um bom motorista não é o que fala mais, mas o que dirige melhor. Quando for comprar Qualificação de Pessoal cuidado para não comprar o vendedor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário